Adm. financeira
Hedge é uma operação que tem por finalidade proteger o valor de um ativo contra uma possível redução de seu valor numa data futura ou, ainda, assegurar o preço de uma dívida a ser paga no futuro. Esse ativo poderá ser o dólar, uma commodity, um título do governo ou uma ação.
Os mercados futuros e de opções possibilitam uma série de operações de hedge. Por exemplo, através de mercado futuro de dólar (negociado na BM&F), uma entidade que possui dívidas em dólar pode reduzir o risco de uma perda provocada por uma elevação da cotação da moeda norte-americana, desde que compre contratos futuros de dólar em valor equivalente à sua dívida.
Proteções semelhantes podem ser feitas para reduzir riscos de outros mercados, com taxas de juros, bolsas de valores, contratos agrícolas e outros, dependendo das necessidades da instituição que está à procura do hedge.
O que é Commodities?
Commodities em inglês significa mercadorias.
No mercado financeiro, a palavra refere-se às transações de matéria-prima, agrícola ou mineral, de grande importância para toda a economia internacional. Podemos citar alguns exemplos de commodities como: o petróleo, o minério de ferro, o cobre,o café, a soja, entre outros. Seus preços são cotados em dólar e os contratos de compra e venda são negociados nas Bolsas Internacionais. Sendo assim, elas representam recursos fundamentais para a produção industrial.
No Brasil, os contratos de compra e venda das commodities são negociados na BM&F (a fora BM&Fbovespa), que é a Bolsa de Mercadorias e Futuros. Para proteger os produtores e compradores das oscilações de preços, foi criado um mecanismo de compra e venda, por isso são usados os contratos futuros de compra e venda. Assim, os investidores acordam um preço para negociar o contrato hoje, porém a liquidação será futura, com isso eles se protegem da volatilidade até a data do vencimento do contrato. Então, eles fecham com preço de hoje por algo que receberão no futuro, independente do