Adm Financeira - Resumo
Os principais indicadores para análise de liquidez são:
Capital de Giro Líquido (CGL)
Também chamado de capital circulante líquido, corresponde à diferença aritmética entre o ativo circulante e o passivo circulante e representa a medida da liquidez da empresa, refletindo sua capacidade de gerenciar as relações com fornecedores e clientes. Logo:
Índice de Liquidez Corrente (ILC)
Indica a capacidade da empresa para liquidar seus compromissos financeiros de curto prazo. Como ele estabelece a relação entre ativo circulante e passivo circulante, preferencialmente deve ser sempre maior que 1 (um), isto é, quanto maior for o índice, mais confortável será a situação financeira da empresa.
Índice de Liquidez Seca (ILS)
Avalia a capacidade da empresa para liquidar seus compromissos financeiros de curto prazo, considerando seus ativos de maior liquidez, ou seja, excetuando o item Estoques.
Ciclo Operacional, Ciclo econômico e Ciclo Financeiro:
Em termos de administração financeira, o Ciclo Operacional de uma empresa é a soma de todos os acontecimentos que ocorrem na empresa, inicia-se com a compra da matéria-prima, passa pelo período de estocagem, pagamento da matéria-prima, estocagem de produtos acabados, venda dos produtos e termina com o recebimento referente as vendas realizadas. Portanto é a soma do Prazo médio de estocagem PME + o Prazo médio de Recebimento PMR.
O Ciclo Econômico da empresa inicia-se no momento em que a empresa comprou a matéria-prima e termina quando a empresa vendeu os produtos acabados.
O Ciclo Financeiro da empresa inicia-se no momento do pagamento da matéria-prima e termina com o recebimento das vendas, ou seja, é o Ciclo Operacionalda empresa (- ) o PMP, Prazo médio de pagamento da empresa.
Orçamento
Orçamento é o plano financeiro estratégico de uma administração para determinado exercício. O orçamento geralmente e anual, mas que também pode ser mensal, trimestral, plurianual, etc. O