Adm financeira curto prazo
Módulo: 3
Atividade: Atividade individual
Título: Alavancando para o crescimento
Aluno:
Disciplina: Administração Financeira de Curto Prazo
Turma: SP
Introdução
Quais as vantagens e desvantagens de tentar crescer com recursos próprios? Usar capital de terceiros é uma alternativa segura? Estas dúvidas são comuns no meio empresarial porque, em ambos os casos, existem fatores que podem fugir do controle do empreendedor. A vantagem é que estes riscos são mensuráveis permitindo avaliar com segurança a melhor escolha para o momento e objetivos. A seguir, vamos observar as vantagens e desvantagens de utilizar capital próprio ou de terceiros da perspectiva de alavancar o crescimento de uma empresa.
Justificativa
É muito importante avaliarmos qual opção de recursos escolher: Próprios ou de Terceiros. Dependendo do momento da empresa e de seus objetivos de crescimento, é necessário tomar a decisão certa com relação ha escolha de recursos para não travar seu crescimento ou esta não ocorrera no tempo desejado.
Desenvolvimento
Antes de falarmos de qual é melhor ou pior, é importante ter em mente que 'capital de terceiros' são recursos externos à empresa, tipo empréstimos ou financiamentos bancários. Já os recursos que chegam por intermédio de investidores fazem parte do capital próprio. Ou seja, quando se fala em capital próprio, está se falando em recursos do fundador ou sócio da empresa ou de investidores que aportam o capital em troca de participação. Analisando rapidamente, percebemos que o dinheiro de terceiros permite a ampliação das atividades em tempo acelerado para além daquilo que os próprios recursos permitiriam. Se tudo corre dentro do previsto, os lucros são maiores do que se obteria sem esses recursos externos. A desvantagem, no caso, é que o empresário se vê obrigado a gerar lucro suficiente para pagar a dívida assumida com o capital. Caso exista um investidor envolvido, a autonomia do