Adm Empresas
Dentro da necessidade de garantir o futuro da empresa, o administrador precisou começar a configurar e reconfigurar sua organização para que ela atingisse seus objetivos, tomando decisões baseadas no planejamento efetuado sobre suas operações e atividades.
O processo administrativo se inicia através do planejamento. Para isso é necessário que se definam alguns princípios básicos como traçar os objetivos da organização, os procedimentos e métodos para que os objetivos sejam alcançados, requer analise do ambiente e da situação em que a organização está inserida e necessita definir as pessoas que serão responsáveis pela execução, acompanhamento e controle das atividades que faram parte do planejamento.
Segundo Idalberto Chiavenato podemos definir que: Planejamento é a função administrativa que defini objetivos e decide sobre os recursos e tarefas necessárias para alcança-las adequadamente; portanto, seguindo este conceito, devemos aplicar alguns fundamentos e processos para que o planejamento desempenhe sua função com êxito.
5.1 – Processos de planejamento
Em seu livro “Administração nos Novos Tempos – Idalberto Chiavenato” fala que o planejamento é constituído por um processo sequencial de seis passos, sendo eles: Definir os objetivos; Verificar qual é a situação atual em relação aos objetivos definidos; Desenvolver premissas quanto às condições futuras; Analisar as alternativas de ação; Escolher um curso de ação entre as varias alternativas e Implementar o plano e avaliar os resultados, eis agora a definição de cada um dos passos citados.
1 – Definir os objetivos: Os objetivos da organização orientam todos os principais planos, e servem de base aos objetivos departamentais e também aos objetivos das áreas subordinadas. Os objetivos especificam os resultados desejados para que sejam conhecidas quais ações serão necessárias para alcança-los, por tanto os mesmos devem ser definidos dentre os desejos e necessidades da organização;