adm do tempo
Quando chega o final do dia você sente que fez várias coisas mas que não fez o importante?
Você sente que atravessa os dias e que não administra a sua vida? Para administrar sua agenda e sua vida, você precisa de 3 coordenadas: onde você está, para onde você vai e porque você quer ir.
Onde você está é a sua situação atual. Para isto, é necessário ser autocrítica e autoobservação. Você deve se perceber. As suas metas representam a coordenada para onde você vai. Seus valores definem a coordenada do por que você quer ir para suas metas.
Administrar o seu tempo é priorizar o que é importante para você, é você fazer o que te aproxima das tuas metas e que faz você viver os seus valores. O resto é secundário e é perda de tempo (ou de vida).
Abaixo seguem 7 dicas para você melhor administrar o seu tempo.
[1] Defina suas metas. Para isso, utilize o modelo SMART (acrônimo para eSpecífica,
Mensurável, Atingível, Relevante, Tempo) para cada meta. A meta deve ser eSpecífica,
Mensurável (você pode medir para acompanhar o seu avanço), Relevante (por que você quer esta meta?), Atingível (você acredita que pode alcançar a meta?) e ter um Tempo (data limite para conclusão).
[2] Use a Lei de Pareto. Ela diz que 20% das causas são responsáveis por 80% dos efeitos, isto é, 20% do que você faz explica 80% dos seus resultados. Assim, pense em quais são as atividades principais que você precisa realizar para atingir a sua meta SMART. Garanto para você que as principais não passarão de 5.
[3] Analise a sua agenda e a alocação do seu tempo na sua última semana ou no último mês. Classifique atividades em A, B, C, D ou E. Esta classificação tem a ver com o efeito que as atividades têm sobre 2 das principais coordenadas da Administração do Tempo: metas e valores. Quando você faz ou deixa de fazer uma atividade A você gera um alto efeito
(positivo ou negativo) sobre suas metas e sobre seus valores. Uma atividade B tem médio efeito, e