aula 2 Projetos
-Competências:
1-Competências do Gestor de Projetos.
2-Empreendorismo e Projetos.
3-Perfil Empreendedor.
1
De nada adianta dispor de metodologia, sistemas e tecnologias de informação se a equipe do projeto, e, em particular, o gerenciador que a lidera, não demonstrar certas competências humanas associadas ao objeto de sua atuação.
Competência deriva do verbo Competir, os dicionários definem como a qualidade de quem é capaz de fazer algo; Habilidade; Aptidão; - Mas competência vai mais alem, porque é o que distingue o profissional de seus pares e resulta em melhor desempenho. O Professor definiu como o conjunto de qualificações em ação que promovem um desempenho distinto e superior, para agregar valor à organização.
Competência costuma se explicar como resultante do CHA
(Conhecimento+Habilidades+Atitudes)
Nenhuma das 3 se basta por si só. Uma depende da outra.
-Conhecimentos: informação processada e que habilita seu possuidor à ação.
-Habilidades: destreza, perícia, capacidade e aptidão para realizar a ação.
-Atitudes: mentalidade, pressupostos, valores e crenças que condicionam os comportamentos de forma persistente.
Gerir projetos requer um vasto conjunto de competências combinadas. É pouco provável encontrar quem as tenha por completo, mas ampliar o desempenho do gerenciador requer a ampliação continua e sustentável dessas competências, aqui apresentadas (CHA) para permitir uma visão global dessas diferenças.
Note na Figura (Pirâmide): Competências requeridas para o sucesso em projetos corporativos são iguais às exigidas em projetos estratégicos. Na base da pirâmide prevalecem competências técnicas e analíticas, enquanto no topo, dedicado a projetos especiais, se destacam competências interpessoais fortemente dominadas por atitudes.
2
- Empreendorismo e Projetos:
(1756) – Realizar com as próprias mãos, levar a cabo;
(1816) – Aventureiros que criam negócios a partir do nada;
(1910) – Visão moderna: convertem idéias