Principais Tecnias TCC
Para Guimarães (2001), o terapeuta e o paciente trabalham juntos para identificar crenças que a pessoa tem de si e utilizam técnicas que incluem: identificar pensamentos ou cognições disfuncionais, automonitoração de pensamentos negativos, identificação da relação entre pensamentos e crenças e sentimentos subjacentes, identificar e aprender padrões de pensamentos funcionais e adaptativos, teste de realidade dos pressupostos básicos mantidos pela pessoa sobre si mesma, o mundo e o futuro. Segue as principais técnicas utilizadas sob enfoque integrado comportamental cognitivo.
TÉCNICAS DE RELAXAMENTO
A ansiedade é uma resposta de proteção, que prepara o organismo para atacar ou fugir de perigos reais ou não. Substâncias são liberadas pelo organismo nessa situação que promovem alterações fisiológicas, que viabilizam respostas de luta ou fuga.
O relaxamento é um processo psicofisiológico, de aprendizagem das respostas biológicas de relaxamento e inclui:
• Exercícios de respiração – treino em padrões de baixas taxas de respiração, inspiração-expiração profundas e amplas e respirações diafragmáticas. Esse treino distrai o paciente, dando-lhe sensação de controle sobre o organismo.
• Treino em relaxamento – tensionar e relaxar diferentes grupos musculares para obtenção de um estado de conforto e bem-estar.
• Relaxamento muscular progressivo - essa técnica deve ser feita num ambiente adequado e o paciente posicionado confortavelmente.
DESSENSIBILIZAÇÃO SISTEMÁTICA
Consiste em remover ou enfraquecer a ansiedade por meio da inibição recíproca, que se chama supressão condicionada (estabelecer uma resposta antagonista à ansiedade na presença do estímulo provocador da ansiedade, que é o relaxamento). Utiliza-se o treino em técnicas de relaxamento e o paciente deve ser capaz de visualizar as situações temidas. Uma das principais técnicas utilizadas no tratamento da fobia social e específica e síndrome do pânico.
TREINO DE