adm da producao
Renato De Souza Batista
RA: 15226
Período: 4° Semestre A
Administração da Produção
Prof. Jorge barros
Administração cientifica
O engenheiro norte-americano Frederick Winslow Taylor é considerado o Pai da Administração Científica também conhecida como Taylorismo.A Administração Científica foi uma abordagem da gestão empresarial que tinha por foco o estudo e a racionalização do trabalho.
Os princípios da administração científica foram:
- Empresa vista como sistema fechado e determinável.
- Análise e estudo de tempos e movimentos das tarefas
- Divisão do trabalho e especialização do operário
- Incentivos salariais e prêmios por produtividade
- Otimização das Condições de Trabalho
- Desenho de cargos e tarefas
- Estudo da fadiga humana
- Supervisão funcional
- Padronização
A administração científica procurava estudar a melhor forma de alcançar resultados dividindo tarefas mais complexas em operações menores e progressivas que pudessem ser executadas em postos de trabalho por operários treinados.Desta forma, permitia que em pouco tempo um operário pudesse ser orientado e treinado para desempenhar uma tarefa específica, útil e importante no aspecto global.Utilizava diversos métodos e ferramentas para aumentar a produtividade, realizando por exemplo otimização do layout físico, analisando tempos e movimentos das tarefas em cada posto de trabalho, procurando reduzir o número de operações necessárias a cada atividade, reduzindo os custos e as perdas.
No aspecto humano procurou desenvolver uma política de reconhecimento profissional focada em treinamento e no estabelecimento de incentivos de produtividade, onde a remuneração individual se atrelava à produção horária, diária ou semanal que o operário alcançava. Muitos dos aspectos da Administração Científica são úteis e importantes na gestão industrial sendo empregados em muitas organizações até hoje. Os aspectos específicos