Adm - china
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
JOINVILLE, NOVEMBRO DE 2012.
INTRODUÇÃO
Nos últimos anos a economia mundial teve um salto enorme, e a China é um dos países de maior destaque. O país passou a ser a segunda maior economia mundial, seu PIB, por exemplo, teve um aumento de 5% entre os anos de 1980 e 2003.
As reformas econômicas realizadas em 1979 foram o início de grandes mudanças, passando mais tarde pelos setores industriais e agrícolas.
O país tornou-se um centro produtor regional e de industrialização para exportação de produtos, o crescimento das exportações foi de 300% em 10 anos (1990 a 2000) fazendo com que os investimentos estrangeiros no país crescessem.
O rápido crescimento econômico da China provocou mudanças na vida de sua população, tirando milhares de chineses da pobreza, apesar de ainda existir muitos pobres e desigualdade social no país.
Agora, “o gigante adormecido”, como era conhecido no passado, se prepara para uma das maiores trocas de comando das últimas décadas. Veremos nas páginas a seguir, como funciona o atual regime e quais a mudanças que serão necessárias para que a China continue sendo uma das grandes economias mundiais.
A ECONOMIA NA CHINA
Mao Tsé-Tung, líder da Revolução Chinesa e fundador da República Popular da China, em 1949, foi o primeiro presidente do país e o governou até sua morte em 1976. Diante do retrato de Mao Tsé-Tung, na Praça Tiananmen em 08 de novembro, os dirigentes do Partido Comunista da China (PCC) irão eleger os homens que liderarão o país nos próximos anos.
Por mais que os novos governantes já estejam definidos, seus nomes ainda são segredo. O único nome que com certeza estará entre os próximos líderes é o de Xi Jimping, atual Vice Presidente de Hu Juntão, é engenheiro químico, sua posse está prevista para Março de 2013. O Regime chinês segue o modelo soviético: Centralizado, Monolítica e Inescrutável.
Conforme o presidente da associação de comércio exterior do