ADM 2º sem
1) A empresa revisa regularmente seus preços para tomar decisão se devem aumentá-los ou mantê-los? Como decide isto?
Sim a empresa faz revisão de preços regularmente, o aumento se faz devido ao acordo que existe entre governo, cotação do dólar e entre outros recursos que envolvem a negociação no ramo de combustível, isso a nível macroeconômico. A decisão de mudança de preço pode ser alterada através desses fatores, ou é direcionada ao setor de marketing e direção a chegar a um consenso onde nem a empresa ou seus consumidores clientes sejam afetados.
Independente da politica adotada, é fundamental estabelecer preços de maneira coerente com o composto de marketing, ou seja, deve haver integração com as demais decisões que compõem o esforço de marketing da empresa (TOLEDO, 1994).
Segundo Las Casas (2002), a formação do preço de serviços é uma variavel controlavel decisiva para a estrategia da empresa. Assim como em um produto, tambem em serviços os preços são determinados para cubrir custos operacionais e tambem proporcionar lucro, alem de afetar as expectativas dos clientes.
É perceptivel ver que a empresa alem de conhecer o funcionamento da politica de preços esta envolvida com o cenario do mercado, levando em conta a forma de atuação da concorrencia, opinião de clientes, e outros fatores que influenciam dentro da estrategia de precificação de preços.
2) A inflação interfere nos preços da empresa? Como?
A inflação é um fenomeno economico com consequencias negativas para a economia. Basicamente, a inflação defini-se como sendo um aumento geral dos preços tanto de bens e serviços. No caso para a elaboração do combustivel sendo necessario importar materia prima e com a alta do dolar isso influencia e interfere na elevação dos preços.
Segundo o autor Vianna, Pedro Jorge Ramos, a inflação é um conceito economico dos produtos de um determinado pais ou região, durante um periodo. Num processo inflacionario, o poder de compra da