Adm 2 Cap 46 A 54
(46) Para que servem as organizações?
È o mais eficiente meio de satisfazer um grande número de necessidades Humanas. Pelas suas limitações físicas, biologia e psicológica, o ser Humano busca, com a cooperação de seus semelhantes, a conjugação de esforços para atingir objetivos que sozinho não conseguiria.
(47) Quais são as seis fases das organizações? Explique-as.
Historicamente, as organizações podem ser divididas em:
1- Faze artesanal, vai desde a antiguidade até aproximadamente 1780, quando se inicia a revolução industrial. O regime de produção é fundamentado no artesanato rudimentar, na mão de obra intensiva e não qualificadas.
2- Fase de transição do artesanato à industrialização: corresponde à primeira Revolução Industrial, entre 1780 e 1860. Nasceu a Era Industrial, Industrialização e mecanização das oficinas e da agricultura.
3- Fase do desenvolvimento industrial: corresponde à segunda revolução Industrial, entre 1860 e 1914. Os dois expoentes são o aço e a eletricidade.
4- Fase do gigantismo industrial: é situada entre as duas grandes Guerras Mundiais, 1914 e 1945. È a fase que compreende a grande depressão econômica de 1929 e a crise mundial por ela provocada.
5- Fase moderna: Fase mais moderna, vai de 1945(pós-guerra) a 1980. Marca uma nítida separação entre os países desenvolvidos, subdesenvolvidos e os países em desenvolvimentos.
6- Fase da globalização: è a fase após 1980, nesta fase as empresas lutam com acirrada concorrência e enfrentam a dificuldade em entender as reações do mercado e as ações dos concorrentes. Uma terceira revolução industrial marca esta fase.
(48) Quais são as características que diferenciam as empresas das organizações?
As características são: As empresas são orientadas para o lucro, assumem riscos, são dirigidas por uma filosofia de negócios, geralmente são avaliadas sob um ponto de vista contábil e social, devem ser reconhecidas como negócios e constituem propriedade privada.
(49) Dê o conceito