Aditivos
Produtos que adicionados em pequena quantidade em pastas, argamassas e concretos de cimento Portland modificam algumas de suas propriedades, no sentido de melhor adequá-las a determinadas condições.
2. Classifique os aditivos químicos quanto ao seu funcionamento. Exemplifique.
Tensoativos (incorporadores de ar, redutores de água- plastificantes e superplastificantes), retardadores de pega (derivados de carboidratos, sais de chumbo e zinco, fosfatos), aceleradores de pega (cloreto de cálcio, formiato de cálcio, trietanolamina), expansores, impermeabilizantes (ácido estereático, ácido caprílico, emulsão de cera).
3. Descreva o mecanismo de funcionamento de um aditivo com ação física.
Atuam sobre a fase líquida da mistura, modificando a tensão superficial.
4. De uma forma geral, quais são as principais mudanças que a incorporação de aditivos químicos causa nas propriedades de concretos, argamassas e pastas?
Aumento da trabalhabilidade (sem aumento do consumo de água), redução do consumo de cimento, aumento das resistências iniciais, modificação do tempo de pega (retardação ou aceleração), redução da exsudação, aumento da durabilidade, redução da permeabilidade e segregação, melhor bombeabilidade, melhor aspecto e acabamento.
5. Cite dois tipos de aditivos químicos para concreto e quais suas funções (quando ou porquê são utilizados).
6. Qual a influência dos aditivos redutores de água quando incorporados em concretos com igual relação a/c?
Mesmo com igual relação a/c, ocorre o aumento da trabalhabilidade.
7. Quais são as principais mudanças nas propriedades de concretos e argamassas com a incorporação de aditivos incorporadores de ar?
Com este aditivo forma-se minúsculas bolas de ar, modificando da trabalhabilidade, a coesão, resistência a intempéries, redução da permeabilidade, aumento da durabilidade.
8. Quais são as problemáticas relacionadas com a superdosagem de aditivos incorporadores de ar em concretos e argamassas?
Não