Aditivos Químicos
Corantes:
Descrição (função) - Os corantes são substâncias que transmitem aos alimentos novas cores ou exaltam as que eles já possuem, com a finalidade de melhorar o seu aspecto. A função dos corantes é "colorir" os alimentos, fazendo com que os produtos industrializados tenham uma aparência mais parecida com os produtos naturais e mais agradáveis, portanto, aos olhos do consumidor.
Exemplo - Uma gelatina de morango, por exemplo, que fosse transparente não faria sucesso. Um refrigerante sabor laranja sem corantes ficaria com a aparência de água pura com gás, o que faria que parecesse mais artificial, dificultando sua aceitação. Para isto é importante o uso de corantes na fabricação de certos produtos, sendo alguns dos principais corantes: Eritrosina (rosa), tartrazina (amarelo), vermelho 40 (vermelho) e azul brilhante FCF (azul).
Espessantes:
Descrição (função) - Espessante, segundo a legislação brasileira, é a substância que aumenta a viscosidade de um alimento. Esse aditivo melhora a textura e a consistência dos alimentos processados.
Exemplo - Quando um processado é consumido, sua consistência e textura são muito importante para o paladar do consumidor, desta maneira, três tipos de espessaste são importantes para a venda dos processados. São estes:
Geleificante, substância que confere textura através da formação de um gel. O gel é um sistema bifásico constituído por uma rede macromolecular tridimensional sólida que retêm entre suas malhas uma fase líquida.
Estabilizante, segundo a legislação brasileira, estabilizante é a substância que torna possível a manutenção de uma dispersão uniforme de duas ou mais substâncias imiscíveis em um alimento. Pode-se dizer que o estabilizante favorece e mantém as características físicas das emulsões e suspensões.
Emulsificantes, substância que torna possível a formação ou manutenção de uma mistura uniforme de duas ou mais fazes imiscíveis no alimento.
Aromatizantes: