Aditivos Químicos
SLIDE 1 – Apresentação do tema. Nossos antepassados aprenderam que, se usassem o sal, peixe e carne durariam mais. Aprenderam também que, adicionando algumas ervas, poderiam deixar o sabor da comida mais gostoso, e o mesmo com o açúcar, para preservar as frutas, e o vinagre, para garantir que os vegetais tivessem vida mais longa. Passados milhares de anos, novos aditivos foram surgindo, cada um com uma função específica.
SLIDE 2 - Aditivo alimentar é todo e qualquer ingrediente adicionado intencionalmente aos alimentos sem o propósito de nutrir, com o objetivo de modificar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais, durante a fabricação, processamento, preparação, tratamento, embalagem, acondicionamento, armazenagem, transporte ou manipulação de um alimento. Os aditivos utilizados pela indústria devem forçosamente ter sido objecto de aprovação prévia e fazer parte de uma lista dita positiva. Todos os aditivos eventualmente utilizados e não incluídos nessa lista são ilegais e o seu uso é portanto Proíbido.
SLIDE 3 – Apresentação dos tipos de aditivos.
SLIDE 4 - ACIDULANTE: Acidulantes são substâncias adicionadas a gêneros alimentícios com a função de intensificar o gosto ácido (azedo) de alimentos e bebidas. Também influem na conservação microbiológica dos alimentos. Dentre os diversos acidulantes no processamento de alimentos são usados ácidos orgânicos tais como ácido cítrico e inorgânicos como ácido fosfórico e outros. São adicionados, também, os sais desses ácidos, principalmente os sais de sódio para controle de pH (acidez ativa) e do gosto, assim como outras propriedades desejáveis no produto manufaturado. ácido cítrico e ácido tartárico, por fermentação são obtidos os ácidos cítricos, lático, acético e fumárico. Por meio de síntese, são fabricados os ácido málico,ácido acético e o ácido fosfórico.
SLIDE 5- AGENTE DE FIRMEZA
SLIDE 6- AGENTE DE MASSA
SLIDE 7- ANTIESPUMANTE: Um agente