Aditivos para lubrificantes
Modificadores de fricção Os modificadores de fricção reduzem o coeficiente de atrito, resultando em menor consumo de combustível. A estrutura cristalina da maioria dos modificadores de fricção é constituída de plaquetas moleculares (camadas), que podem deslizar facilmente umas sobre as outras. Os seguintes lubrificantes sólidos são utilizados como modificadores de fricção: * Grafite; * Dissulfeto de molibdênio; * Nitreto de boro (BN); * Dissulfeto de tungstênio (WS 2); * Politetrafluoretileno (PTFE).
Aditivos antidesgaste Os aditivos antidesgaste evitam o contato direto entre metais e as partes da máquina, quando a película de óleo que se forma entre os componentes. O mecanismo dos produtos aditivos antidesgaste funciona da seguinte maneira: o aditivo reage com o metal na superfície da peça e forma uma película, que pode deslizar sobre a superfície de fricção. * Os seguintes suprimentos são utilizados como aditivos antidesgaste: * Ditiofosfato de zinco (ZDP); * Ditiofosfato de zinco (ZDDP); * Tricresylphosphate (TCP).
Aditivos de extrema pressão (EP) Os aditivos de extrema pressão (EP) impedem as condições de pressão causadas pelo contato metal-metal diretamente entre as partes sob altas cargas. O mecanismo de