Adiministração
Disciplina: Análise de Investimentos
Professor: Odair Corrêa do Nascimento
PROJETOS INDUSTRIAIS
Os projetos industriais normalmente se constituem de fábricas, instalações, redes logísticas ou mesmo armazéns industriais. Esses projetos são muitos comuns, na medida em que as organizações que estão em crescimento, necessitam ampliar sua capacidade instalada de forma a permitir maior produção e, consequentemente, maiores vendas. Dessa forma, além de serem investimentos bastante usuais nas empresas, implicam, em geral, grandes volumes de recursos financeiros investidos, o que demanda maior atenção por parte do investidor. Essa modalidade de investimento também possui, em geral, três fontes de preocupação em sua análise, as quais também estão presentes e outras modalidades de investimento, porem são de vital importância nos projetos industriais: • Investimento em capital físico; • Investimento em capital de giro; • Custos e despesas industriais.
Investimento em Capital físico e Capital de Giro Existem basicamente duas formas de investimento a serem realizados em projetos industriais: na forma de capital físico ou na de capital de giro.
Investimento em capital físico Este investimento é normalmente realizado no inicio do projeto e se constitui das maquinas, equipamentos e instalações. Apresenta ou não, ao final do projeto, um valor residual, normalmente bem menor que o valor inicial investido, dada a depreciação e obsolescência às quais as máquinas, equipamentos, ferramentas e instalações estão expostos.
Investimento em Capital de Giro Este investimento é realizado para poder viabilizar o negócio, normalmente, constitui de valores que irão financiar os estoques e as contas a receber. Metodologicamente, considera-se que, ao final do projeto, esse valor retorna integralmente ao investidor, já que, após a vida útil dos projetos, as maquinas e equipamentos estarão depreciados, mas estoques e contas a receber, em virtude do seu