Adiministração
O FMI (Fundo Monetário Internacional) ou IMF (Internacional Monetary Found) é uma das instituições financeiras mais importantes e influentes da economia mundial. O Fundo Monetário Internacional foi criado em 1944, na Conferência Monetária e Financeira das Nações Unidas celebrada em Bretton Woods EUA, juntamente com o Banco Mundial. Este encontro liderado pelo presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt O objetivo era estabelecer as regras de uma nova ordem econômica internacional para o pós-guerra, de forma a que voltassem a acontecer os erros do passado que tinham levado à Grande Depressão dos anos 30, é à Grande Depressão de 1929.
Alguns dos erros que deram origem à grave crise observada no inicio da década de 30 foram à desvalorização abrupta das moedas O FMI (Fundo Monetário Internacional) ou IMF (Internacional Monetary Found) é uma das a fim de tornar as economias mais competitivas e a interferência nas taxas de câmbio. Estas medidas foram desastrosas e como consequência o comércio teve uma quebra enorme e a qualidade de vida das populações em alguns países diminuiu. Foi, portanto, necessário criar uma instituição que permitisse evitar esse tipo de situações novamente, uma instituição encarregada de supervisionar o sistema monetário internacional, o sistema de taxas de câmbio e os pagamentos internacionais que permitem aos países trocar bens entre si. A nova entidade global deveria de garantir a estabilidade da taxa de câmbio e incentivar os seus países membros a eliminar restrições que dificultassem as trocas internacionais. A criação do FMI correspondeu totalmente às necessidades dos Estados Unidos.
“O primeiro objetivo dos Estados Unidos estava concentrado em pôr de pé um sistema que garantisse a estabilidade financeira do pós-guerra: nunca mais desvalorizações competitivas (em referência à estratégia de empobrecer o vizinho, amplamente utilizada no período entre-guerras, e que contribuiu para a crise