Atraso de linguagem
Profª Lúbia Cavalcanti
O QUE É?
SETTI (2000), define como um início tardio no desenvolvimento da linguagem da criança, ou seja, seu desempenho linguístico estaria aquém do que é esperado.
O QUE FAZER? * Será que ela tem preguiça? * Será que ela não escuta? * Será que eu, mãe, mimo demais e faço tudo que ela quer por isso ela não fala direito?
CAUSAS FREQUENTES DO ATRASO DE LINGUAGEM: * Estimulação ambiental deficiente (Privação de Experiências); * Bilinguismo; * Problemas orgânicos (Deficiência Auditiva, Anóxia, Prematuridade, etc.) e * Distúrbios emocionais: Abandono, Superproteção.
CARACTERÍSTICAS DA CRIANÇA COM ATRASO DE LINGUAGEM: * Vocabulário deficiente para a idade; * Dificuldade para estruturar sentenças; * Dificuldade para organizar o pensamento; * Dificuldade de compreensão; * Dificuldade para relatar fatos acontecidos;
* Narrativa truncada apoiada em gestos e
* Fala ininteligível geralmente com alteração na articulação. 1. ALTERAÇÕES COMUNS NO ATRASO DE LINGUAGEM
DESVIO FONOLÓGICO
É um distúrbio da fala que se caracteriza pela dificuldade de articulação das palavras. O indivíduo pronuncia determinadas palavras de maneira errada, omitindo, trocando, transpondo, distorcendo ou acrescentando fonemas ou sílabas a elas. SPINELLI,2002.
O QUE SÃO?
FONEMAS (Menor unidade) - SOM
LETRAS (Representação gráfica) - LETRA
DIVISÃO DOS FONEMAS - VOGAIS
Grau de abertura da boca: A/O;