Adiministração
O que podemos citar com política de renda é um grande exemplo como o Programa Bolsa Família foi criado em 2003 com o objetivo de unificar os Programas de Transferência de Renda iniciados em nível municipal, estadual e federal desde 1995. É concebido como uma expressão do processo de desenvolvimento desses programas no Brasil. Transferência de renda é entendida enquanto uma transferência monetária direta efetuada a indivíduos ou a famílias. O pressuposto central é de que articular uma transferência de renda com políticas e programas estruturantes, principalmente no campo da educação, saúde e trabalho, direcionados a famílias pobres pode interromper o ciclo vicioso da pobreza do presente e sua reprodução no futuro. Portanto, uma articulação entre uma transferência monetária com políticas e programas estruturantes, direcionadas a famílias pobres, pode possibilitar a construção de uma política de enfrentamento à pobreza e à desigualdade social. Nesse artigo, é apresentado o desenvolvimento histórico dos Programas de Transferência de Renda, no Brasil, orientado por um esforço problematizado do significado e do alcance desses programas no âmbito das políticas sociais brasileiras, considerando suas potencialidades e limites enquanto política de inclusão social.
Política cambial: é o conjunto de a ações e orientações ao dispor do Estado destinadas a equilibrar o funcionamento da economia através de alterações das taxa de cambio e do controle das operações cambiais.
Resumo:
De uma maneira mais simplista entende-se por mercado cambial aquele em que as moedas de diferentes países são transacionadas seja entre pessoas físicas e/ou entre pessoas jurídicas, sempre por intermédio de corretoras de câmbio ou de instituições financeiras autorizadas a operarem em câmbio pelos Bancos Centrais dos países (Castro 2003). No mercado cambial se