adiministraçao e segurança de redes
Computadores
1. Criptografia assimétrica
Burnett; Paine, 2002, p 74
“Na criptografia assimétrica, a mesma chave e usada para encriptar e descriptar, mas com a criptografia assimétrica , a chave que e usada para encriptar os dados não e utilizada para descripta-los, apenas a parte correspondente pode.”
Stallings, 2008, p. 181.
“A criptografia assimétrica é uma forma de criptossistema em que a criptografia e a descriptografia são realizadas usando diferentes chave – uma chave publica e uma chave privada. Ela também é conhecida como criptografia de chave publica.
A criptografia assimétrica transforma o texto claro em texto cifrado usando uma de duas chaves e um algoritmo de criptografia. Usando a outra chave associada e um algoritmo de decriptografia, o texto claro e recuperado a partir do texto cifrado.
A criptografia assimétrica pode ser usada para confidencialidade, autenticação ou ambos”.
Stallings et al (2008, p. 182) “A chave publica pode ter sido a maior e única revolução da criptografia. Geralmente os sistemas de criptografia são baseados nas ferramentas elementares da substituição e permutação.
Esse tipo de criptografia trouxe uma mudança radical em comparação com tudo que já havia sido feita. O algoritmo de chave publica são baseados em funções matemáticas, no lugar de substituição e permutação. Diferente da criptografia simétrica, que usa apenas uma chave, a assimétrica usa duas chaves separadas, o uso das duas chaves tem profundas consequências nas áreas de confiabilidade, distribuição de chaves e autenticação”.
Criptografia tradicional
Criptografia de chave publica
Necessário para funcionar:
1. O mesmo algoritmo com a mesma chave é usado para criptografia e descriptografia.
2. O emissor e o receptor precisam compartilhar o algoritmo e a chave.
Necessário para a segurança:
1. A chave precisa permanecer secreta.
2. Devera ser impossível ou pelo menos impraticável decifra uma mensagem uma