adiciona
2- O Bolsa Família pode até combater os efeitos, mas não combate a causa da pobreza. É como secar o chão ao invés de tapar o buraco da goteira. O Bolsa Família é uma medida emergencial que não resolve os problemas estruturais do Brasil. Por mais necessária que possa ser, ela ilude a muitos.
3- Como o Bolsa Família traz um benefício maior para quem tem mais filhos, muitos pobres acabam tendo mais filhos para ganhar mais benefícios do Estado-provedor. Logo, mais pessoas carentes nascem e a pobreza é perpetuada.
4- O Bolsa Família tem um caráter assistencialista no Nordeste que faz com que muitos o vejam como uma dádiva dos nossos atuais governantes. Logo, esse assistencialismo de Estado acaba influenciando muitas pessoas humildes a dar seu voto a determinado partido, seja por gratidão ou seja por medo de perder o que tem.
5- Premiar a ociedade é um erro. O assistencialismo acaba viciando o povo. Muitas são as pessoas que preferem ficar em casa do que trabalhar, pois recebem seguro desemprego e Bolsa Família.
6- O Bolsa Família pode ser gasto com bebidas, drogas, prostituição, etc – diferente do finado Cheque Cidadão. Logo, o dinheiro do benefício pode causar ainda mais malefícios para as famílias. Não é a toa que muitas famílias podem sofrer por causa do Bolsa Família.
7- Não existe um mecanismo de saída para quem recebe o benefício. Logo, muitas pessoas ficam aprisionadas na mediocridade do assistencialismo.
8- O Bolsa Família não obriga as famílias a aprenderem uma profissão ou a fazer um curso técnico. Não basta dar o peixe, é preciso ensinar a pescar. Não há contrapartida ou qualquer serviço que os beneficiados recebam para adquirir o dinheiro suado