adestramento de caes
Quando o assunto é adestramento ou simplesmente educar seu cachorro, deve-se primeiro entender como funciona a mente do pet . Ele é muito inteligente, e todas as suas atitudes são, na verdade, respostas ao comportamento do dono.
O adestramento de animais segue a premissa básica do behaviorismo, isto é, os reforços positivos e negativos de acordo com cada comportamento, ou seja, se seu cãozinho aprontou alguma coisa, ele certamente fez isso ou por diversão, ou para chamar a sua atenção, então a sua atitude é crucial para que ele não repita o ato.
Se ele aprontou algo por diversão, o ideal é repreendê-lo pela bagunça imediatamente, isso acabará com a diversão, e ele irá associar o que ele fez a uma bronca, o que não é nada divertido. Em seguida, mostre a ele opções de divertimento seguras.
Caso o ato tenha acontecido para chamar a sua atenção, o que invariavelmente é o propósito, dê-lhe o completo oposto do que ele busca. Nesse caso, uma bela bronca é uma forma de atenção, e isso se torna um reforço positivo para o comportamento destrutivo. O ideal é levá-lo em absoluto silêncio para o castigo e colocá-lo por alguns minutos em completo isolamento, onde ele não tenha contato nem visual com ninguém. Dessa forma, ele entenderá que, quando se comportar daquela maneira, ele não receberá nenhum tipo de atenção.
Quando começar
Ensinar o “melhor amigo do homem” a ter bom comportamento não é impossível, a primeira condição para criar um “gentlepet” é começar cedo. Segundo Rossi, “o cão aprende desde pequenininho. Você querendo ou não, se ele latiu ou chorou e conseguiu determinado tipo de atenção, você está ensinando ele a latir e chorar para alcançar isso”.
A partir do momento que o pet foi para o colo do dono, ganhou um nome e espaço na casa já está sendo educado, bem ou mal. O modelo de adestramento por reforço positivo na maioria das vezes acontece duas vezes por semana,
O cão e o dono
“É importantíssimo que o dono tenha ciência