adequabilidade ambiental
Faculdade de Artes Visuais
Design de Ambientes
Metodologia da Investigação
Adequabilidade Ambiental para o Idoso
Resumo
Professor: Pablo Sérvio
Aluna: Sara Claudino Borges
RESUMO
TEMA: ADEQUABILIDADE AMBIENTAL PARA O IDOSO
Nos próximos oito anos, a parcela de idosos na população brasileira passará dos atuais 11% para 14,6%. Já em 2040, os indivíduos com 60 anos ou mais de idade representarão mais de 27% dos brasileiros. Em termos absolutos, o número de habitantes nessa faixa etária deixará o patamar atual de cerca de 21 milhões de pessoas, para beirar os 30 milhões em 2020, chegando a ultrapassar a marca dos 55 milhões de indivíduos em menos de três décadas. A população idosa brasileira tem tido papel de destaque em todos os cenários da vida, uma vez que as pesquisas apontam que esse contingente populacional tem crescido significativamente devido a melhoria das condições de saúde e a diminuição das taxas de natalidade e mortalidade. A busca por asilos e/ou casas de repousos tem crescido bastante, porém no Brasil há um grande índice da falta de adequabilidade ambiental, o que acaba prejudicando a saúde mental e física dos idosos.
Dada a importância de se discutir a questão relativa à população da terceira idade faz-se necessário pensar sobre o processo de institucionalização de idosos na sociedade contemporânea. O artigo juntamente com o desenvolvimento do trabalho pretende avaliar como se dá a percepção da vivência dos idosos numa Instituição de Longa Permanência no município de Recife. A busca por asilos e/ou casas de repousos tem crescido bastante, porém no Brasil há um grande índice da falta de adequabilidade ambiental, o que acaba prejudicando a saúde mental e física dos idosos.
O objetivo da pesquisa consiste em investigar o processo de asilamento, bem como pretende conhecer o clima do ambiente institucional e projetar não somente um espaço externo e interno adequado, como também a