Auditoria Ambiental
• Verifique se a Política Ambiental da empresa abrange todas as áreas e operações do processo produtivo; matérias-primas utilizadas; fontes de emissão; gerenciamento de resíduos; licenciamento; uso e conservação de energia; questões relativas a investimentos; expansão e encerramento de unidades. marketing; e relações públicas.
• Verifique se, na prática, os objetivos da Política Ambiental da empresa orientam para a total conformidade com a legislação de proteção ambiental; incentiva à adoção de práticas que levem ao cumprimento da legislação; a melhorar a qualidade ambiental; à utilização sustentável dos recursos naturais; à redução de danos à saúde; segurança e meio ambiente; à redução dos impactos ambientais provenientes da geração, tratamento e disposição de resíduos sólidos; e a garantir que fornecedores e clientes conheçam seus padrões ambientais.
• Verifique a organização prevista na Política Ambiental da empresa quanto à participação e apoio da área gerencial; à existência de um coordenador responsável por garantir sua implementação e o monitoramento de sua efetividade; se há canais formais de comunicação entre coordenação e gerência superior; e se prevê mecanismos para lidar com conflitos entre os objetivos ambientais e demais objetivos da empresa.
• Verifique se a Política Ambiental da empresa considera seus fornecedores, clientes, a comunidade local e os grupos que os representam, grupos ambientalistas e agentes ambientais.
• Verifique se a Política Ambiental inclui detalhes referentes a sua implementação; se procura minimizar os impactos ambientais das atividades em toda área de responsabilidade da empresa; e se há previsão de considerar suas implicações em todas as decisões relevantes da empresa.
• Verifique os critérios para revisão da Política Ambiental; se há procedimentos escritos orientando revisão e sua periodicidade; se as questões prementes da empresa foram levadas em consideração nessa revisão; e