Adelino Gomes
Seguiu-se então a revisão da Carta Constitucional, que veio alargar o sufrágio universal e estabelecia eleições diretas para a Câmara dos Deputados. Assegurou também o rotativismo partidário, que consistiu na rotatividade dos partidos a gorvernar para não ser sempre o mesmo.
A Regeneração dedicou especial atenção ao desenvolvimento dos transportes e meios de comunicação, eram consideradas infraestruturas fundamentais ao progresso económico. Esta política ficou conhecida como o Fontismo. Fontismo é a designação dado ao período que se seguiu à Regeneração, entre 1868 e 1889, e à consequente diminuição, ainda que temporária, da crónica instabilidade política em que tinha mergulhado a monarquia constitucional portuguesa. O período foi marcado por ações de fomento de obras públicas e por uma tentativa de modernização das infraestruturas do país.
Um dos primeiros investimentos foi na construção rodoviária, a rede de estradas alargou-se durante o mandato de Fontes Pereira de Melo como ministro das Obras Públicas. Fontes Pereira de Melo foi o grande impulsionador da revolução ferroviária em Portugal.
Para a rede de estradas e vias de comunição ser um êxito em Portugal foi necessário a construção de pontes no país para o mais fácil acesso aos meis de comunicação e suas vias.
Portugal cada vez se desenvolvia mais e com a construção de portos, a instalação do telégrafo e do telefone surgiu em Portugal uma revolução dos transportes e comunicações. No final do século o automóvel e o carro eléctrico eram conhecidos dos Portugueses.
Que resultado teve a Regeneração e o fontismo em Portugal ? Com estas evoluções todas surgiu a criação de um mercado nacional único, pela primeira vez foi possível que outras regiões afastadas e pouco desenvolvidas serem abastecidas