AD1
Questão 1
Errado. Embora haja uma forte integração entre as ciências cognitivas, a saber, teoria linguística, neurolinguística e psicolinguística, o trabalho de um linguista teórico é basicamente elaborar uma explicação hipotética sobre como a linguagem se processa na mente. Por se tratar de algo abstrato, ligado a um trabalho mesmo filosófico, um linguista não é necessariamente obrigado a realizar pesquisas e experimentos à maneira da neurofisiologia. As pesquisas de cada uma das 3 áreas supracitadas são conduzidas de maneira particular.
Questão 2
Errado. Embora recebam uma abordagem diferente, e tenham objetos de estudo diferentes, os avanços nos estudos destas 3 áreas são sinérgicos, o que significa dizer que os mesmos dependem uns dos outros ou contribuem uns com os outros. As descobertas das duas áreas empíricas, por exemplo, podem validar ou redirecionar as hipóteses formuladas pela teoria linguística.
Questão 3
Errado. Essas questões não procuram localizar apenas o local no cérebro onde a linguagem é processada (interesse este que recai primariamente sobre a neurolinguística), mas também qual a natureza dessa linguagem, como ela é adquirida e como é colocada em uso.
Questão 4
Correto.
Questão 5
Errado. Embora a competência linguística dependa de sub-módulos pertencentes ao módulo linguístico, o desempenho linguístico (que está relacionado ao uso da linguagem, ao fazer) depende de outros módulos não necessariamente linguísticos. A memória pode afetar o desempenho linguístico, bem como fatores a exemplo de ansiedade, distração etc.
Questão 6
Certo.
Questão 7
O gerativismo se ocupa com o estudo da língua-I, já que, como ciência cognitiva, a linguística se dedica ao que é interno ao indivíduo no que tange à linguagem. Apesar disso, um gerativista pode estudar uma língua-E para identificar traços linguísticos de seu léxico que sejam usados para representações mentais.
Questão 8
A