Ad1
O primeiro passo para compreender a gestão educacional é entender o que é gestão, por gestão podemos entender que trata-se de um processo de gerenciamento, de administração, aplicando isso no âmbito educacional compreendemos que gestão educacional refere-se a administração e gerenciamento de instituições de ensino, independentemente de serem públicas ou privadas, tendo como objetivo o crescimento da instituição.
O crescimento de uma instituição se dá através do esforço humano organizado, ou seja, cada membro do grupo que faz patê da instituição deve entender o objetivo da mesma e faze a sua parte, onde somados com os esforços dos outros membros podem fazer a grande diferença em uma instituição. Como parte base desse processo de gerenciamento e crescimento está o planejamento, ou seja, identificar, analisar e estruturar a instituição em busca dos objetivos.
O planejamento consiste na identificação, na análise e na estruturação dos propósitos da instituição rumo ao que se pretende alcançar, levando em consideração suas políticas e recursos disponíveis. Contempla indagações no âmbito do que fazer, como, por que, quando, por quem e onde. (COLOMBO 2007).
Como exemplo de planejamento em uma unidade escolar podemos citar o PPP (projeto político-pedagógico, um projeto onde é definido as metas e as formas para se chagar até elas. A construção desse projeto é muito importante, pois se reúnem todos os membros da comunidade escolar e planejam tudo todas as indagações do planejamento, ou seja, planejam o que fazer, como fazer, por que fazer, quando fazer, e quem deve fazer. O PPP tem como função propor uma forma de organizar o trabalho pedagógico, tentando sempre evitar conflitos, autoritarismo, e diversos outros entraves que possam ocorrer na escola, ele deve ter a cara da unidade escolar, e todos que pertencem a unidade escolar, até mesmo pais dos alunos, devem ajudar a montar esse projeto, isso é de suma importância para o bom