AD1- informatica
A plataforma Moodle, baseada em software livre, é utilizada no ensino a distância e foi desenvolvida pelo australiano Martin Dougiamas, em 1999. O ensino a distância vem sendo cada vez mais presente na atualidade e é uma inovação pedagógica que foi regulamentada pela legislação brasileira através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação -Lei 9.394/96, art. 80.
Apesar de polêmica, essa nova modalidade de ensino funciona e vem possibilitando a formação de profissionais em diversas áreas.
O nome Moodle é a abreviação de: 1Modular Object-oriented Dynamic Learning Enviroment. É uma plataforma que vem sendo desenvolvida de forma contínua por uma comunidade de programadores de todo o mundo, fornecendo aos usuários, suporte e novas funcionalidades, o que vem de encontro a filosofia do software livre; que é a troca de conhecimentos, além de ser possível alterar e modificar o programa de forma que todos se beneficiem.
Através da plataforma Moodle, temos acesso a uma sala de aula virtual onde há a possibilidade de acompanhar todas as atividades do curso pela internet. O acesso se dá através da utilização de usuário e senha; na plataforma/CEDERJ utilizamos nosso número de matrícula como usuário e senha no primeiro acesso, sendo esta senha posteriormente alterada.
A plataforma é bem simples de ser utilizada, pois é bem intuitiva e interativa, visualmente harmoniosa e possui uma linguagem direta e simples.
Há um perfil para ser preenchido, onde o aluno pode inserir sua foto, tendo como finalidade humanizar o seu relacionamento virtual e configurar suas preferências.
Através da plataforma o aluno tem a possibilidade de acessar os conteúdos disponibilizados pelos professores, para o acompanhamento das disciplinas em que está previamente matriculado, além de postar atividades, debater temas nos fóruns de discussão, tirar dúvidas com a tutoria e também interagir com os colegas através dos fóruns ou