AD1 feito
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Assunto: Carta do leitor
Niterói, 17 de fevereiro de 2013
Caro Editor
O artigo “A tragédia de Santa Maria e a identidade brasileira” expõe claramente a inferioridade que os brasileiros sentem, quando se comparam aos países desenvolvidos do Hemisfério Norte. Realmente, muitos de nós erroneamente culpamos o Brasil, com base em um acontecimento isolado, atribuindo-lhe tudo o que é negativo.
Esquecemos que nesses países acontecem as maiores atrocidades: alunos de escolas são assassinatos por psicopatas, homens aparentemente dóceis colocam em cárcere privado pessoas da própria família por anos. Outros matam seus próprios filhos e enterram em quintais, maníacos violentam mulheres indefesas...
Acostumamos a falar mal do Brasil, isso não é bom, devemos superar este complexo de inferioridade. Claro que temos muitos defeitos, mas os outros também. Eles repetem os seus erros, basta ver a infinidade de tragédias que acontecem, principalmente nos Estados Unidos da América.
Alguns brasileiros precisam compreender o valor do seu povo perante aos outros países. Nas competições internacionais, nossos atletas, apesar de toda dificuldade, atingem pontuações excelentes e ganham medalhas enchendo de orgulho ao nosso Brasil.
Vamos parar de fazer piadas de nós mesmos, isso é retrocesso, este é o momento de mudanças, e a maneira como nós nos interpretamos e nos mostramos, é imprescindível para alcançar o respeito das outras nações.
Chega de rotular que fazemos tudo errado, chega de achar que tudo que vem dos Estados Unidos ou Europa é melhor.
Nosso País é lindo, com um povo que luta com seu trabalho e precisa acreditar no seu potencial. Esse artigo é um alerta contra a discriminação do brasileiro pelo brasileiro. Atenciosamente