Classifica es das empresas
Neste trabalho vamos abordar as classificações de empresas, para classificar uma empresa é necessário antes conhecer a estrutura interna e externa desta empresa. Estaremos classificando as empresas segundo os critérios existentes, mas antes definiremos a empresa, pois só assim poderemos entender as suas classificações.
Uma empresa é um conjunto de factores de produção materiais e imateriais, reunidos sob a autoridade de um indivíduo (empresário) ou de um grupo para atrair por meio da produção de bens e serviços para uma clientela e daí obter um rendimento monetário, ou seja é um agrupamento humano hierarquizado que mobiliza meios humanos, matérias e financeiros para extrair, transformar, transportar e distribuir produtos ou prestar serviços e que, atendendo a objectivos definidos por uma direcção, faz interferir nos diversos escalões hierárquicos as motivações do lucro e da utilidade social.
Podem ser utlizados diferentes critérios para classificar uma empresa, mas adiante apresentaremos estes critérios e fazermos a classificação com base a cada critério.
2. Classificações das empresas.
Serão consideradas as classificações mais importantes sob o ponto de vista pedagógico e empresarial tendo sempre em conta a realidade angolana. Assim, são consideradas as seguintes classificações:
Critério jurídico: de acordo com essa classificação, as empresas são classificadas conforme os seus direitos e obrigações contratuais e legais, assim como com as suas responsabilidades perante terceiros.
Critério dos setores de atividade: empresas são classificadas de acordo a natureza e origem dos produtos por elas fabricados, das mercadorias que transacionam modificar vícios que prestam à comunidade.
Critério geográfica: permite uma visão da distribuição regional das empresas verificar a existência ou não de assimetrias a nível do país. Critério económico: divide as empresas em comerciais e industriais, isto é, distingue as que vendem aquilo que compram,