Resenha de "A Sociedade Feudal" Marc Bloch
Nome: Leonardo Vinicius de Souza Camacho
Matricula: 2011121160
Resenha “A Sociedade Feudal” – Marc Bloch
O autor: Marc Bloch foi um historiador francês, nascido em 1886 em Lyon, França e veio a falecer em 1944, fuzilado em meio à 2ª Guerra Mundial. Ele era judeu.
Marc Bloch era filho de Gustave Bloch outro historiador francês e professor na Sorbonne, especialista em Roma Antiga. Fez Magistério e teve que interromper sua tese de doutorado para lutar na 1ª Guerra Mundial, a qual foi condecorado com uma medalha por mérito. Após o fim da 1ª Guerra, concluiu sua tese de doutorado e voltou a vida acadêmica. Conheceu Lucien Febvre e juntos, em1929, criaram a revista dos Analles, a qual é referência até os dias de hoje. Escola dos Analles.
Em 1939 a 2ª Guerra Mundial estourou, a Alemanha invadiu a França e começou a perseguir os judeus. Marc Bloch poderia ter fugido para os EUA, mas só iria se seus familiares mais velhos também fossem como era uma vasta família decidiu ficar na França. Lutou na resistência francesa, foi capturado, torturado, levado para os campos de concentração e morto fuzilado em 1944.
Para Bloch, o feudalismo se caracteriza pelas relações interpessoais de proteção e garantia de vida. As relações interpessoais (existe um vinculo pessoal de proteção e garantia de vida dos servos),se davam de maneira horizontal entre os nobres (vassalicas) que eram os detentores de terra. Já as relações verticais(senhorial) se davam entre os senhores donos de suas aldeias e seus servos, sendo, assim, o que era primordial e caracterizava o sistema feudal fundamenta-se de maneira necessária, ”o ser o homem de outro homem”. Portanto a subordinação no feudo se constituía por uma subordinação de individuo a individuo, isto é, uma relação de interdependência. Ele postula que a ordem senhorial existiu muito antes das relações entre senhores e servos. Deve se separar a idade média de feudalismo. Ele vê nas relações feudo-vassálico um vínculo