AD1 Ciencias
1- A água é vital para a sobrevivência humana mas segundo a Organização Mundial de Saúde(OMS), 70% das doenças infecciosas são provocadas pelo consumo de água não potável. Comente a realidade brasileira no tocante ao quadro acima exposto.
A água é um recurso natural, fonte de vida e saúde para todos os seres vivos, porém percebe-se no planeta o desperdício, a poluição e a falta de tratamento.
Uma forma comum de poluição das águas é causada pelo lançamento de dejetos humanos nos rios, lagos e mares.
A poluição e falta de tratamento são as principais causas de inúmeras doenças que atingem sobretudo às populações mais carentes do nosso país, que conta apenas com 45,7% de domicílios com acesso à rede de esgoto.
Parte da poluição é muito visível: rios espumosos, um brilho oleoso à superfície de um lago, cursos de água atulhados de lixo doméstico. Mas grande parte da poluição é invisível. Os brasileiros sofrem com doenças vinculadas à falta de saneamento, doenças estas que são de fácil prevenção, sendo mais viável a prevenção do que o tratamento das pessoas atingidas.
Nas regiões onde não há saneamento básico, as doenças infecciosas podem ocorrer devido à contaminação da água de rios, lagos, córregos e, em alguns casos, até mesmo do mar por dejetos humanos e de animais. O modo mais comum de contaminação das águas é através do despejo de esgoto não tratado.
A transmissão do agente infeccioso através da água pode ocorrer pela ingestão, pelo contato com a pele durante o banho, na preparação de alimentos, ou pelo consumo de alimentos lavados com água infectada.
Há a necessidade da implantação de políticas públicas para que a população mais carente tenha acesso à água tratada e tratamento de esgoto, pois não há saúde sem saneamento básico.
A melhor solução para o problema dos esgotos é seu reaproveitamento. Eles devem ser tratados de modo que os microorganismos sejam mortos, e as impurezas, eliminadas. A água proveniente de esgotos,