AD1 ciencia politica
Maquiavel é considerado um marco para a Ciência Política moderna. Conhecido por romper com a concepção idealista de política, herdada dos gregos, trata a política de forma objetiva e racional. Responda, em 20 linhas os itens que seguem, argumentando sobre a atualidade das ideias do autor florentino.
Obs. Sua resposta deve seguir a estrutura de todo texto: introdução, desenvolvimento e conclusão.
a) Diferencie "virtú" e "fortuna" e explique como esses dois conceitos se complementam na perspectiva maquiaveliana. (4,5 pontos)
Resposta O Maquiavel aqcreditava que a natureza humana é perversa. E que todas as relaçoes humanas são apenas instrumentos usados no caminho para chegar ao seu objetivo. Essa interdependencia é crucial para a convivencia social.Para manter uma comunidade estavel é necessario o bom uso de poder. Maquiavel procurou a definir quais as carataristicas necessarias para ser um homem de virtude. Ele tomou uma iniciativa moderna de definir e separar politica e moral crista. Olhando da nova persectiva do que seria o caminho logico para enfrentar desafios politico, um lider deveria avaliar o custo beneficio para seu povo. A fortuna é diretamente ligada a virtú.
b) Como essas ideias são aplicas na política brasileira na atualidade. Exemplifique.(4,5 pontos) Resposta As ideias do de separação de estado e igreja são aplicadas hoje quando dito que o estado é laico. Ele acreditava que um homem de virtú seria quem revolucionaria e criasse uma sociedade funcional mas nunca aprovaria de uma tirania. Maquiavel mostrou que o ciclo natural das formas de governo: comeca com uma monarquia que se tornara depois de gerações uma tirania que seria tomada pelos nobres tornando uma aristocracia, resultando na exploraçao do povo provocando uma revolta que teria o objetivo de uma democracia que acabaria em anarquia. O solon que acreditva nas divisoes de poder similar aos