Ad1 Botânica
BRIÓFITAS: São organismos eucariontes, fotossintetizantes e multicelulares. São plantas avasculares, não possuindo vasos condutores de seiva, o que justifica seu pequeno porte, pois não possuem estruturas rígidas de sustentação, ocasionando o seu transporte de substâncias por difusão, ocorrendo de forma lenta. Surgem em ambientes úmidos e sombreados. No Brasil, as briófitas são mais encontradas na mata atlântica, entretanto ocorre também em outros biomas quando o ambiente é favorável. Sua reprodução é sexuada e é dependente de água e também podem se reproduzirem por fragmentação. São utilizadas como bioindicador ecológico por serem muito sensíveis, sendo assim causam pouca importância econômica. Exemplos de briófitas: musgos.
PTERIDÓFITAS: São plantas vasculares que não possuem sementes. Elas possuem um sistema condutor que transporta a seiva das raízes até as folhas, transportando assim seus alimentos para o restante do organismo, que é chamado de xilema e floema. Este sistema de transporte da seiva possibilita a sustentação da planta e suas folhas são divididas em folíolos. Sua reprodução também é sexuada, sendo que algumas podem se reproduzir assexuadamente por brotamento. Seu caule é chamado de rizoma, mas é muito parecido com uma raiz, não possuindo flores e frutos. São exemplos de pteridófitas as samambaias, avencas e xaxins.
GIMNOSPERMAS: São plantas terrestres vasculares que produzem sementes, mas suas sementes são nuas, ou seja, não possuem frutos. São espermatófitas. Suas sementes são formadas em um ovário fechado. As gimnospermas produzem grãos de pólen para o seu processo reprodutivo. Possuem caule, folhas férteis e raízes, possuem também ramos reprodutivos modificados chamados estróbilos. Estas plantas são pouco representadas no Brasil, pois suas características são de climas frios. A