AD PMP
Mitigação de riscos é uma estratégia de resposta ao risco em que a equipe do projeto age para reduzir a probabilidade de ocorrência, ou impacto do risco. Ela implica na redução da probabilidade e/ou do impacto de um evento de risco adverso para dentro de limites aceitáveis.
Adotar uma ação antecipada para reduzir a probabilidade e/ou o impacto de um risco ocorrer no projeto em geral é mais eficaz do que tentar reparar o dano depois de o risco ter ocorrido.
Adotar processos menos complexos, fazer mais testes ou escolher um fornecedor mais estável são exemplos de ações de mitigação. A mitigação pode exigir o desenvolvimento de um protótipo para reduzir o risco de implementação de um processo ou produto a partir de um modelo de bancada.
O gerenciamento de riscos do projeto inclui os processos que tratam da realização de identificação, análise, respostas, monitoramento e controle e planejamento do gerenciamento de riscos em um projeto; a maioria desses processos é atualizada durante todo o projeto.
Exemplos de estratégias:
Técnicas analíticas são usadas para a compreensão e definição do contexto geral de gerenciamento dos riscos do projeto.
Opinião especializada: Para garantir uma definição abrangente do plano de gerenciamento dos riscos, deve-se solicitar a opinião e o conhecimento de grupos ou pessoas que tenham treinamento ou conhecimento especializado na área.
Reuniões: As equipes dos projetos fazem reuniões de planejamento para desenvolver o plano de gerenciamento dos riscos.
Questão 02 - O que é a comunicação eficaz e o que é a comunicação intencional na gerência de projetos? Pesquise e faça uma análise crítica sobre o assunto, citando as fontes pesquisadas.
A comunicação eficaz ocorre quando a