Ad 1 - segundo semestre de 2012 (engenharia de software)
1) O que se entende como “crise do software”? Porque esta crise levou ao estabelecimento das bases da Engenharia de Software? (valor 2,0 pontos)
A crise do software teve inicio em meados da década de 1960, quando os custos de hardware começaram a se reduzir, os computadores se tornaram cada vez mais velozes e a capacidade de armazenamento dos computadores aumentou. Neste momento, a demanda por software cresceu, mas as equipes de desenvolvimento não acompanharam esta demanda em termos de produtividade.
Por causa dessa crise, a engenharia de software foi criada para fazer com que o tempo de desenvolvimento de software fosse menor, assim acompanhando o crescimento e evolução do hardware consequentemente reduzindo os custos do software.
2) Quais são as 5 atividades que compõem o processo tradicional de desenvolvimento de software? Qual é o objetivo de cada uma destas atividades? (valor 2,0 pontos) * Análise de requisitos: Tem como objetivo descrever o que o software deve fazer e para quem devem ser construídas estas funcionalidades. * Projeto: Dado um conjunto de requisitos, o projeto define uma solução computacional para sua implementação. * Codificação: Tradução do projeto para uma linguagem de programação. * Testes: Verificação do código para determinar se este atende ao projeto e implementa corretamente os requisitos. * Manutenção: Atua sobre o software previamente desenvolvido com o intuito de corrigir erros nele presentes e evoluí-lo de forma que continue útil.
3) Quais as diferenças fundamentais entre as atividades de análise e projeto de sistemas no ciclo de vida de desenvolvimento de software? (valor 2,0 pontos)
Análise: Durante a análise, descrevemos um modelo do mundo real, com o objetivo de atender o problema. É a transformação do conhecimento dos especialistas do domínio da aplicação e do cliente em um modelo não ambíguo dos requisitos do sistema.
Projeto: Durante o projeto,