AD 1 Geografia Agraria
AD1 – Geografia Agrária
O município de Itaboraí.
O município de Itaboraí vem sofrendo transformações através dos tempos em sua produção agrícola que estão descaracterizando a paisagem rural e urbanizando o espaço social. Em 1780 a agricultura local tinha seu forte na produção de açúcar que era produzido pelos engenhos era embarcado em caixas de madeira ou em cerâmicas nos barcos, inclusive o nome bairro de Porto das Caixas de dá por causa deste fato. As embalagens de cerâmica onde era embalado o açúcar gerou a tradição das olarias e o comércio de cerâmica ate os dias de hoje.
Comércio de cerâmica local Entre as décadas de 1920 e 1980 o município de destacou na produção de laranjas, o que lhe rendeu o apelido de “terra da laranja”, sendo o segundo produtor nacional deste fruto. O município de Itaboraí possui um patrimônio histórico e religioso que tem sido pontos fortes no turismo da cidade, dentre as atrações estão as ruínas do convento de São Boaventura e o Santuário de Jesus Crucificado, ambos em Porto das Caixas.
Ruínas do convento de São Boaventura Santuário de Jesus Crucificado
Hoje em dia a realidade do município tem se alterado com a instalação do complexo petroquímico de Petrobras, embora ainda existam muitas propriedades rurais este cenário vem se modificando.
Complexo petroquímico de Petrobras
A construção da refinaria atraiu a migração de uma população extra que aqueceu o mercado na construção civil em novos empreendimentos como prédios, shoppings e conjuntos habitacionais. O pequeno produtor local tem perdido espaço para os grandes varejistas que chegaram para suprir esta demanda da população. O espaço rural tem se descaracterizado, dando espaço falhas de mobilidade urbana, de abastecimento de água e energia, especulação imobiliária e aumento da criminalidade.