Expoentes Do Pensamento Geogr Fico No Brasil
Levantamento bibliográfico dos autores
Milton Santos
Milton Santos foi um geógrafo brasileiro, considerado por muitos como o maior pensador da história da Geografia no Brasil e um dos maiores do mundo. Nascido no dia 3 de maio de 1926 no município baiano de Brotas de Macaúba, mudando posteriormente para outras cidades como Ubaitaba, Alcobaça e Salvador.
Aos 15 anos passou a lecionar Geografia e aos 18 prestou vestibular para Direito, em 1958 concluiu seu doutorado na Universidade de Estrasburgo, na fronteira da França com a Alemanha.
Esteve sempre envolvido com a política, em 1960 participou do governo, mas em 1964 foi preso devido ao golpe militar. Em 1984 foi contratado como professor titular pelo Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo.
As obras de Milton Santos são caracterizas por uma preocupação de explicar e interpretar o espaço geográfico nos diferentes momentos do mundo globalizado. Em uma das suas obras mais difundidas pelo mundo – Por uma outra globalização –, Milton Santos dividiu o mundo em “globalização como fábula” (como ela nos é contada), “globalização como perversidade” (como ela realmente acontece) e “globalização como possibilidade”, explorando a idéia de uma outra globalização. As teorias de Milton Santos são grandes responsáveis pela renovação crítica da geografia brasileira e mundial.
Milton Santos faleceu em 24 de junho de 2001, algumas de suas obras importantes foram: 1978 - Por uma Geografia nova; 1979 - Espaço e sociedade; 1981 - Manual de Geografia urbana; 2000 - Por uma outra globalização.
José William Vesentine
José William Vesentine nasceu em 1950 no município de Presidente Bernardes no estado de São Paulo, desde cedo é interessado por leituras políticas. Possui formação acadêmica em Bacharelado em Geografia pela Universidade de São Paulo (1973), graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade de São Paulo (1974), doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela