AD 1 Elizeu Salvador
Campus Virtual
Avaliação a Distância
Unidade de aprendizagem: Gestão de Conflitos e Eventos Críticos
Curso: Tec Segurança Pública VI
Professor: OSCAR ALVES SIMÕES FILHO
Nome do estudante: Elizeu Salvador
Data: 17/03/2015
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
1. No gerenciamento de uma crise, a figura do negociador é fundamental. Quem deve ser essa pessoa e qual seu perfil? Uma pessoa só basta? Justifique sua resposta em um texto de 10 a 15 linhas.
Resposta: Negociar não é uma tarefa fácil e quem deve ficar com essa tarefa é um policial com treinamento específico e vasta experiência na área. O papel fundamental do negociador é o de servir de intermediário entre os causadores do evento crítico e o comandante da cena de ação, sendo que uma das premissas do negociador é de que ele deve inspirar respeito e confiança nos seus pares e nos causadores do evento crítico. A missão do negociador é ganhar tempo, reunir informações, e auxiliar o comando no processo de tomar decisões. O negociador deve estabelecer certa sintonia com os sequestradores isso é a chave para o processo. Durante o desenvolvimento das negociações devem ser feitas tentativas para libertação dos reféns, sempre tentando preservar a sua integridade física, tentando conseguir a eventual rendição pacífica do sequestrador. Durante uma negociação é recomendado que sejam designados pelo menos 02 (dois) negociadores de reféns, pois, as negociações são frequentes e extensas, sendo mentalmente exaustivas para ambas as partes.
Fontes Bibliográficas: Livro didático.
2. Durante uma crise envolvendo reféns, um negociador realizou diversas ações, descritas a seguir. Considerando as regras de negociação, expostas em nosso material didático, identifique os