Ad 1 de lingua portugues instrumental
Coordenadora: Professora Helena Feres Hawad
Exercícios de revisão com vista à AP2 Aluna: Valdinéia P. V. Bione
Caro Aluno,
Os exercícios a seguir visam a oferecer a você mais uma oportunidade de rever e fixar os conteúdos trabalhados no curso. Reserve tempo para eles, faça-os com empenho e atenção. Se desejar, pode consultar seu material didático: o livro da disciplina e os textos complementares.
Não se contente em “responder mentalmente” às questões propostas. O trabalho de escrever é uma poderosa ferramenta de estudo: ajuda a organizar a compreensão e favorece a atividade da memória. Então, escreva todas as respostas de forma clara e completa, como se você estivesse fazendo uma prova.
O gabarito será postado uma semana após a postagem dos exercícios. Tenha cuidado para não tentar iludir a si mesmo: não consulte o gabarito antes de ter se esforçado para fazer os exercícios do modo mais caprichado possível!
Bom estudo!
A mitologia do preconceito linguístico
Parece haver cada vez mais, nos dias de hoje, uma forte tendência a lutar contra as mais variadas formas de preconceito, a mostrar que eles não têm nenhum fundamento racional, nenhuma justificativa, e que são apenas o resultado da ignorância, da intolerância ou da manipulação ideológica. Infelizmente, porém, esse combate tão necessário não tem atingido um tipo de preconceito muito comum na sociedade brasileira: o preconceito linguístico. Muito pelo contrário, o que vemos é esse preconceito ser alimentado diariamente em programas de televisão e de rádio, em colunas de jornal e revista, em livros e manuais que pretendem ensinar o que é “certo” e o que é “errado”, sem falar, é claro, nos instrumentos tradicionais de ensino da língua: as gramáticas normativas e boa parte dos livros didáticos disponíveis no mercado. O preconceito linguístico fica bastante claro numa série de afirmações que já fazem parte da imagem (negativa) que o brasileiro tem