AD 1 Contabilidade Geral
AD – 1
1 – Postulados são proposições ou observações de certa realidade que podem ser consideradas não sujeitas a verificação. Os princípios constituem o núcleo da estrutura contábil e delimitam como a profissão irá, em largos traços, posicionar-se diante das realidades social, econômica e institucional admitidas pelos postulados. E por fim, as convenções delimitam ou qualificam melhor o tipo de comportamento do contador em face dos amplos graus de liberdade que os postulados e princípios lhe permitem exercer.
2 –
Balanço Patrimonial - é um relatório preparado com o objetivo de registrar os principais fatos que afetaram o patrimônio da empresa. O Balanço Patrimonial é o levantamento de tudo que a empresa tem em bens e Direitos menos o que ela tem em Obrigações.
Demonstração do Resultado do Exercício - tem o objetivo de apurar os resultados obtidos pela empresa, durante o período (exercício social). Isso é feito por meio da comparação entre as receitas, os custos e as despesas da empresa.
Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados - tem como objetivo demonstrar as variações da conta Lucros ou Prejuízos Acumulados durante o exercício social. Ela não é obrigatória e visa demonstrar as variações ocorridas em cada conta e no Patrimônio Líquido como um todo. Demonstração dos Fluxos de Caixa – é ela que indica a origem de todo dinheiro que entrou no Caixa, bem como a aplicação de todo o dinheiro que saiu do Caixa em determinado período, e, ainda, o Resultado do Fluxo Financeiro.
Demonstração do Valor Adicionado - indica o valor da riqueza gerada pela companhia, a sua distribuição entre os elementos que contribuíram para a geração dessa riqueza. Ela procura evidenciar para quem a empresa está canalizando a renda obtida, ou ainda, admitindo que o valor que a empresa adiciona por meio de sua atividade seja um “bolo”, para quem estão sendo