acústica
Professor Dr. Homero Jorge
Alunos: Vinícius Sobral
Fábio Mauber
Larissa França
Tássio José
10 de Novembro de 2009
Objeto de estudo
Escola Estadual de Ensino Fundamental
Anita Trigueiro do Vale.
Localizada no bairro do Altiplano,
João Pessoa -PB
Metodologia
O estudo partiu de um levantamento físico em campo, com o objetivo de identificar a localização e o tipo das fontes sonoras, tomar as dimensões do ambiente e as especificações dos materiais, mobiliário e equipamentos e, por fim, identificar as características de sua utilização (atividades, número de pessoas etc.). Foram determinadas duas situações para a verificação dos índices de ruídos e assim avaliar o conforto acústico da escola:
Primeira situação: Ventiladores ligados, com usuários e sem ruído interno na sala de aula;
Segunda situação: Horário do intervalo, com ruído externo medindo a secretaria, em silêncio;
Resultados
Níveis de ruídos em campo:Na primeira situação observada nas medições em campo, com ventiladores ligados, sala de aula com usuários e sem ruído interno, o ruído atingiu 86.9 dB(A) na fonte
(corredor) e 74 dB(A) próximo aos alunos, que são o ponto de interesse. Na segunda situação, horário do intervalo, com ruído externo medindo a secretaria, em silêncio, o ruído no interior na secretaria atingiu 75.1dB(A), enquanto na fonte externa (corredor com alunos em horário de intervalo) o ruído chegou 85 dB(A).
Com esses resultados, constatou-se que os dados medidos em campo revelaram que o nível de ruído no interior da sala de aula se manteve acima do recomendado pelas normas NBR-95 e
NBR-10152/1987 (40dB a 50 dB), em média, 30dB(A), sendo pior a situação quando a sala de aula está sendo utilizada e há ruídos externos. Esses ruídos penetram, em maior parte, através da porta de acesso à sala de aula.
Cálculo, análise do isolamento acústico:
O cálculo de isolamento acústico foi realizado considerando os coeficientes de