Acupuntura
A acupuntura é uma terapia que reúne conhecimentos técnicos, teóricos e empíricos que juntamente com a moxabustão, massagens e outras terapias fazem parte da antiga Medicina Tradicional Chinesa. É praticada há mais de 5.000 anos na China e utiliza a aplicação de agulhas em pontos de energia específicos no corpo para tratamento e prevenção de doenças.
O ser humano é considerado como um complexo de energia vital (Qi). Vários sistemas no organismo regulam o fluxo dessa energia que possui muitos pontos de controle. Os pontos de acupuntura estimulados corretamente provocam restauração do equilíbrio gerado no decorrer da enfermidade ou desequilíbrio energético. A enfermidade é considerada sempre um desequilíbrio energético.
A função da acupuntura é fazer com que o próprio corpo produza seus elementos para a restauração do equilíbrio orgânico e metabólico. Assim é o organismo que produz seu próprio "remédio".
A acupuntura tornou-se famosa pela sua capacidade de tratar a dor, hoje existem explicações científicas sobre as liberações de hormônios como as endorfinas e encefalinas, além de tratar todo aspecto de desequilíbrios mentais e emocionais agindo em nível de neuroreceptores como serotonina e diversos outros.
A acupuntura foi idealizada dentro do contexto global da fisiologia do Tao e das concepções filosóficas e fisiológicas que nortearam a Medicina Tradicional Chinesa. A concepção dos canais de Energia (meridianos) e dos pontos de acupuntura, o diagnóstico energético e o tratamento baseiam-se nos conceitos do Yang e do Yin, dos cinco movimentos, do Qi (Energia) e do Xue (sangue) e da teoria dos Zang Fu (órgãos/vísceras).
A acupuntura vem destacando-se por oferecer um tratamento rápido e eficaz, sem efeitos colaterais e praticamente indolor.
O CONSELHO FEDERAL DE FARMACIA (CFF) reconhece o exercício profissional da acupuntura, como especialidade farmacêutica, através da Resolução número 353/2000. Com isto uma grande oportunidade para atuar