Fontes de Energia e Energia Nuclear
A energia elétrica pode ser obtida através de diversas fontes, como a força das águas, dos ventos ou recursos fósseis. Por meio de turbinas e geradores podemos também transformar outras formas de energia, como a mecânica e a química, em eletricidade. Algumas formas de obtenção são pouco utilizadas, na maioria das vezes devido ao alto custo somado a outros fatores, como a ineficiência em comparação as outras fontes. Sendo assim as mais utilizadas são: as provenientes de combustíveis fósseis, como o petróleo e o gás natural, a energia gerada em usinas hidrelétricas e usinas nucleares. As duas últimas, se encaixam em situações diferentes: a primeira é comum no Brasil, país que possui uma grande quantidade de recursos hídricos; já a segunda é trazida como uma alternativa aos países que não possuem esses recursos ou que possuam recursos insuficientes para gerar energia para uma determinada região. Assim, apresentam-se as diferentes formas de obtenção de energia elétrica, assim como a posição favorável ou desfavorável diante da energia nuclear que gera divergências de opiniões em todo o mundo.
Principais fontes de energia
- Energia hidrelétrica ou hidráulica – é a mais utilizada no Brasil em função da grande quantidade de rios em nosso país. A água possui um potencial energético e quando represada ele aumenta. Numa usina hidrelétrica existem turbinas que, na queda d’água vinda de rios, fazem funcionar um gerador elétrico, produzindo energia. Embora a implantação de uma usina provoque impactos ambientais, na fase de construção da represa, esta é uma fonte considerada limpa.
- Energia fóssil – formada a milhões de anos a partir do acúmulo de materiais orgânicos no subsolo. A geração de energia a partir destas fontes costuma provocar poluição, e esta, contribui com o aumento do efeito estufa e aquecimento global. Isto ocorre principalmente nos casos dos derivados de petróleo (diesel e gasolina) e do carvão