acupuntura
Acupuntura é um dos tratamentos medicos mais antigos do mundo, criado pelo conjunto de práticas terapêuticas inspirado nas tradiçoes orientais. Ela é realizada devido a penetração de agulhas metalicas muito finas e solidas na pele, manipuladas manualmente ou por meio de estimulos eletricos. Há diferentes tipos de diagnosticos, prevenção e tratamento de doenças são realixadas, entretanto o mais comum são pelas agulhas.
De acordo com as tradições chinesas, esta técnica é capaz de ajustar canais energéticos do corpo, chamados de meridianos,de acordo com o equilíbrio entre o yin e yang. Nesse metodo ocorre o estimulo de liberação de substância químicas que alteram o sistema nervoso e assim podem ter efeitos no corpo todo, promovendo o equilíbrio do organismo.
Relação com Yin Yang
O Yin Yang possui uma influência fundamental e primordial sobre a acupuntura. O seu conceito de Yin Yang é provavelmente o mais importante e distintivo da teoria da medicina chinesa. È possível dizer que toda fisiologia, patologia e tratamento da Medicina chinesa podem às vezes ser reduzidos a Yin-Yang. Estes representam qualidades opostas, mas complementares, tendo o ponto de vista filosófico e medicinal.
Yin – Yang é essencialmente a expressão de uma dualidade no tempo, uma alternância de dois estágios opostos. Cada fenômeno no Universo se alterna por meio de um movimento cíclico composto de altos e baixos, e a alternância do Yin e do Yang é a força motriz dessa mudança e desse desenvolvimento. A relação e a interdependência do Yin-Yang podem ser representados pelo famoso “Maximo Supremo”: Tai Ji.
• Embora sejam estágios opostos, Yin-Yang formam uma unidade sendo assim,complementares (oposição do Yin e Yang).
• O Yin contém a semente do Yang e vice-versa; representado por meio de pequenos pontos, branco e preto (interdependência).
• Nada é totalmente Yin ou totalmente Yang (consumo mútuo).
• O Yang transforma-se em Yin e vice-versa (intertransformação).