ACUPUNTURA
O íleo adinâmico, também denominado íleo paralítico, reflexo, por inibição ou pós-operatório, é definido como uma atonia reflexa gastrintestinal, onde o conteúdo não é propelido através do lúmen, devido à parada da atividade peristáltica, sem uma causa mecânica (os movimentos contrácteis normais da parede intestinal se detêm temporariamente).É distúrbio comum do pós-operatório podendo-se afirmar que ocorre após toda cirurgia abdominal, como resposta "fisiológica" à intervenção, variando somente sua intensidade, afetando todo o aparelho digestivo ou parte dele. O íleo adinâmico pode ser provocado por uma infecção ou por um coágulo sanguíneo no interior do abdómen, por uma redução do fornecimento de sangue ao intestino devido à arteriosclerose ou pela lesão duma artéria ou de veias intestinais.Também pode ser provocado por problemas extra-intestinais (fora do intestino), como a insuficiência renal ou valores anormais de electrólitos no sangue (por exemplo, uma baixa concentração de potássio ou uma elevada concentração de cálcio). Outras causas de íleo são certos fármacos e uma glândula tiróide hipoactiva. O íleo é uma circunstância habitual durante 24 a 72 horas depois duma cirurgia abdominal.
BP15, E25
BP15 E25
2. Parestesias
O termo parestesia refere-se às sensações cutâneas como formigamento, ardência, pressão, frio ou queimação nas mãos, braços, ou pés, mas que também pode ocorrer em outras partes do corpo; não-causadas por estímulo exterior ao corpo.
E34 E38 B14
E34, E38, B14
3. Bursite , tendinite ( especificar local) , sd tunel do carpo
Bursite é definida como uma inflamação da bolsa sinovial (ou bursa), que é uma pequena bolsa que envolve asarticulações e abriga o líquido sinovial, tendo como função evitar o atrito entre duas estruturas, protegendo ostendões, tecidos musculares e ossos.
As regiões mais afetadas são: ombros, cotovelos, joelhos e quadris. No entanto, ocorre mais frequentemente no ombro, pois este