Acumuladores Hidraúlicos
Diferente dos fluidos em estado gasoso, os fluidos usados nos sistemas hidráulicos não podem ser comprimidos e armazenados para posterior utilização. Portanto foram desenvolvidos os acumuladores, que são elementos capazes de armazenar fluidos incompressíveis sob pressão, para que possam ser utilizados durante o ciclo de operação.
Funções
Acumuladores numa instalação hidráulica, podem cumprir várias funções, tais como:
Armazenamento de energia: O acumulador não trabalha como fonte de energia, porém como ele está sempre diretamente ligado com a bomba, a energia acumulada poderá ser ilimitadamente mantida e se necessário poderá ser utilizada.
Reserva de fluido; através da utilização de acumuladores, a potência da bomba poderá ser baixada para a potência média necessária. A vazão menor da bomba hidráulica preenche o acumulador, quando a vazão necessária para o ciclo de trabalho, for menor que a vazão da bomba. Quando for necessária a vazão máxima, a diferença é retirada do acumulador.
Operação de emergência: Em casos de emergência, por exemplo, falta de energia elétrica, é feito um curso de trabalho ou fechamento, com auxilio da energia existente no acumulador hidráulico.
Compensação de força: Com auxilio de acumuladores podem-se compensar forças ou cursos. Isto é necessário, quando em um processo continuo de industrialização, por exemplo, na laminação devido as cargas.
Compensação de perdas por vazamento: A força de tensão prévia em um cilindro hidráulico só pode ser mantida se as perdas por vazamento do sistema forem compensadas. Os acumuladores hidráulicos são especialmente qualificados para esta função.
Principais tipos
Os acumuladores são basicamente de 3 tipos: carregados por peso, carregados por mola e hidropneumáticos.
O acumulador hidropneumático é o tipo mais comum de acumulador usado na hidráulica industrial. Esse tipo de acumulador aplica a força do líquido usando um gás comprimido, que age como mola. Os acumuladores