Acumuladores
1. INTRODUÇÃO
Com a elaboração deste trabalho, pretendo obter um maior conhecimento sobre acumuladores hidráulicos, buscando compreender alguns aspectos pertinentes ao tema.
Para tanto, irei enfocar aspectos como: tipos de acumuladores hidráulicos, formas de construção e funcionamento, as mais variadas aplicações e também o aspecto segurança que é um fator muito importante no sistema hidropneumático.
2. ACUMULADORES HIDRÁULICOS E SUA UTILIZAÇÃO
2.1. GENERALIDADES
Uma das funções principais dos acumuladores hidráulicos é, por exemplo, receber o fluido sob pressão num determinado volume, e fornecer o mesmo para a instalação quando necessário.
Como o fluido está sob pressão, os acumuladores hidráulicos são tratados como vasos de pressão, e precisam ser dimensionados para a pressão máxima de trabalho, conforme o padrão de aceitação do país onde irá operar.
Para compensação do volume no acumulador hidráulicos com isto o armazenamento de energia a ela ligada, o fluido de pressão no acumulador hidráulico, recebe a carga por um peso, por mola ou por gás.
No caso há sempre um equilíbrio entre o fluido de pressão e o peso, a mola ou o gás que produzem uma contrapressão.
Acumuladores de peso e mola, somente são utilizados para aplicações industriais especiais, não sendo muito difundidos.
Na maioria das instalações hidráulicas, são utilizados acumuladores hidropneumáticos (com carga de gás), com elemento separador. Conforme a configuração do elemento separador distingue-se entre acumuladores de bexiga, de êmbolo e de membrana, aos quais nos dedicaremos melhor nos próximos tópicos.
3. FUNÇÕES
Acumuladores numa instalação hidráulica podem cumprir várias funções, tais como:
• Armazenamento de energia,
• Reserva de fluido,
• Operação de emergência,
• Compensação de força,
• Compensação de perdas,
• Manter a pressão constante,
• Compensação de vazão,
3.1. Armazenamento de energia:
Através da utilização de