actrapid
Indicações:
Tratamento da diabetes mellitus - condição caracterizada por hiperglicémia resultante da incapacidade do organismo para usar a glicose sanguínea para produzir energia. Na diabetes tipo 1, o pâncreas não produz mais insulina, e assim, as células não pode ser usada como energia. Na diabetes tipo 2 o pâncreas não produzi quantidade suficiente de insulina ou então o organismo não é capaz de utilizar correctamente a insulina produzida. (dicionário da diabetes)
Efeitos secundários:
Hiperglicémia compensatória - Elevado nível de glicose no sangue (relacionado com o efeito somogyi)
Efeito somogyi – Desencadeado pelo aumento da dose de insulina administrada antes do jantar e é definido por uma hiperglicémia matinal de rebote provocada pelo pico de hormonas contrareguladoras (glucagon e adrenalina), em resposta a uma hipoglicémia durante a madrugada. (dicionario diabetes).
Manifestações clinicas: Confusão, sonolência, pele corada e seca, hálito com odor frutado, poliúria (aumento do volume urinário), perda do apetite, cansaço, polidipsia (sensação de sede em demasia). Indice p/ enf.
Cetoacidose diabética – Complicação aguda caracterizada pela tríade de hiperglicémia, cetose e acidose. (Dicionário diabetes)
Sinais clínicos:náuseas, vómitos, dor epigástrica (no estômago), hálito cetónico e respiração rápida. O não tratamento deste problema pode levar ao coma e à morte. (dicionario diabetes)
Hipoglicémia – Queda excessiva dos niveis de glicose no sangue.
Manifestações clinicas: Ansiedade, inquietação, alterações de humor, formigueiro nas mãos, pés, lábios ou língua, arrepios, suores frios, confusão, pele fria e pálida, dificuldade de concentração, sonolência, fome excessiva, cefaleias, irritabilidade, náuseas, nervosismo, pulsação rápida, tremores, cansaço ou fraqueza). (indice p/ enf.)
Urticária - Provocada por uma súbita libertação de histamina, sob a forma de grânulos, no interior dos mastócitos. Como é um potente vasodilatador, a