BIOLOGIA
Introdução:
Talvez o principal problema dos seres vivos, é a forma de obter a energia necessária para a realização de suas atividades. A teoria heterotrófica diz que os primeiros seres vivos foram procariontes heterotróficos que viviam em um meio aquático, do qual retiravam os devidos nutrientes para a obtenção de energia, que eram formados na atmosfera e acumulados nos lagos e oceanos primitivos. Devido a sua grande simplicidade estes seres realizavam um processo ta qual parecido com a atual fermentação que é a transformação de uma substância em outra. E à aproximadamente dois milhões de anos, deveram ter surgido os primeiros organismos autotróficos, procariontes que eram mais capazes de produzir seu alimento através da fotossíntese. Por causa da fotossíntese passou-se a ter acumulação de oxigênio na atmosfera, permitindo a alguns organismos que conseguissem retirar dessa molécula parte do seu poder oxidante, fazendo assim com que eles pegassem mais energia dos nutrientes através da respiração. Depois temos a quimiossíntese que é a produção de matéria orgânica, realizada por bactérias, que através do seu gás carbônico produz o seu alimento. E por fim é interessante sabermos também a diferença entre a reação endotérmica e a reação exotérmica.
Fermentação:
A fermentação muitas vezes pode ser facilmente confundida com a respiração anaeróbica, mas na verdade a fermentação trata-se do processo anaeróbico de transformação de uma substância em outra, produzida a partir de microorganismos, tais como bactérias e fungos, que são chamados nesses casos de fermentos.
A fermentação é um conjunto de reações químicas controladas enzimaticamente, em que uma molécula orgânica (geralmente a glicose) é degradada em compostos mais simples, libertando energia.
Em alguns casos a fermentação é usada para modificar um material cuja modificação seria difícil ou muito cara se métodos químicos convencionais fossem escolhidos. A